O couro continua como principal matéria-prima dos calçados femininos, sobretudo, das
sandálias rasteiras (rasteirinhas). Contudo, os avanços tecnológicos da indústria calçadista tornaram possível o aprimoramento de outros materiais, como o PVC e PVC reutilizável, focando sempre tanto na melhoria, quanto no conforto e na resistência. Dessa forma, uma
nova tendência de calçados tem surgido para o verão: os
jelly shoes, (do inglês “sapatos de geléia”) de aspecto maleável.
Para a
coleção verão 2012, as marcas que trouxeram as sandálias rasteiras e as jelly shoes apostaram no visual artesanal - mesmo com aplicações rústicas –, nos detalhes que exaltam a feminilidade, como aplicações de flores e broches, além de estampas.
Capodarte:
as paisagens de Toscana (cidade italiana) serviram como referência para a coleção Verão 2012 da marca, refletindo no ar rústico, principalmente nos materiais utilizados para a confecção (como camurça), além do visual artesanal proporcionado pelos detalhes dos modelos.
Dumond:
a marca trouxe o universo criativo e alegre do carnaval como temática da coleção Verão 2012. Uma das referências foi o aspecto artesanal das produções carnavalescas em modelos cheios de tramas, além do acabamento com rebites, aplicações de flores, entre outros aspectos. A ênfase está nos modelos de sandálias rasteiras sofisticadas e confortáveis.
Dona Loka:
para a estação, a marca Dona Loka trouxe coleções dividas nas linhas “Liz”, “Mary”, “Katy”, “Scarlett” e “Lady”; cada qual trazendo um estilo de jelly shoes diferenciado que permeia entre sapatilhas, babuche, rasteirinhas e chinelos. Os produtos contam ainda com apliques delicados e vazados.
a marca é uma das empresas mais importantes do setor de jelly shoes. Muito visada mundialmente, ela traz tendências aliadas à tecnologia e ao design arrojado com a parceria de importantes nomes da moda, arquitetura, arte e design. Para a coleção Verão 2012 – a Power of Love - a marca trouxe a década de 70 como referência para suas criações, as quais contam com uma cartela de cores vibrantes, além de uma “repaginação” em alguns modelos que saíram de linha, e apareceram sob novas parcerias criativas.
Grendha:
assim como a Melissa, a Grendha sempre traz parcerias importantes e de grande visibilidade. Para o Verão 2012 não foi diferente! A Grendha trouxe as cantoras Shakira, Ivete Sangalo e Claudia Leite, além da atriz Camila Pitanga, para desenvolver alguns modelos de rasteirinhas. A temática da temporada é Gipsy, a qual é expressa principalmente pelos traços étnicos da cultura cigana.
A estilista Cláudia Narciso trouxe a década de 70 aliada ao bom humor brasileiro como ponto de partida para as rasteirinhas que compõem a coleção Verão 2012 da marca. A temática influiu principalmente na cartela de cores e nos materiais utilizados, já que apresentaram uma prévia da nova coleção com o color block, além do aspecto rústico do tressê e das tiras de couro.
Assim como a maioria das empresas de calçados, a marca trouxe a década de 70 como inspiração para a coleção Verão 2012. A referência do período transpareceu no aspecto rústico das rasteirinhas, com tressê, macramê, aplicações de ráfia, cordas e o uso de linho como matéria-prima.
Emporio Naka:
a marca trouxe para o Verão 2012 a coleção “New 70’s”, onde as maxi estampas e a cartela de cores colorida, mas com aspecto empoeirado da década de 70 ganham destaque entre as rasteirinhas. Os modelos receberam ainda aplicações de pedrarias, e outros apareceram formados por tiras e amarrações, sob a referência boho, outro fator foi a utilização de dourado, uma das cores que se destacaram nos modelos, ressaltando a influência disco da década.
Nenhum comentário:
Postar um comentário